Seguidores

31 de jan. de 2014

SÍMBOLOS DA DEUSA VÊNUS


Rosas, especialmente as vermelhas, e acima de tudo, a murta, que foi cultivada por suas flores brancas, suavemente perfumadas, e suas folhas com diversas propriedades mágicas e medicinais.



As estátuas de Vênus, e seus adoradores, usavam coroas de murta em seus festivais.
A murta era considerada um afrodisíaco particularmente potente.
O pudendo feminino, especialmente o clitóris, era conhecido como murtos (murta).
Como deusa do amor e do sexo, Vênus desempenhou papel essencial nos ritos pré-nupciais romanos e nas noites de casamento, por isso, murta e rosas foram usadas em buquês de noiva.
O casamento em si não era uma sedução, mas uma condição legal, sob a autoridade de Juno, assim a murta foi excluída da grinalda de noiva. 




Vênus também foi patrona do vinho comum, bebido diariamente pela maioria dos homens e mulheres romanos; os poderes sedutores do vinho eram bem conhecidos. Nos ritos para Bona Dea, deusa da castidade feminina, Vênus, murta e qualquer coisa masculina foram,  não só excluídos, mas inomináveis.
 Os ritos permitiam as mulheres a beber o mais forte, sacrificial vinho, caso contrário, reservado para os homens romanos e deuses romanos; a mulher eufemisticamente referia a ele como "mel".
 Nestas circunstâncias especiais, elas podiam obter virtuosamente, religiosamente, a embriaguês com vinho forte, a salvo de tentações de Vênus. Fora deste contexto, o vinho comum (isto é, o vinho de Vênus), tingido com óleo de murta, foi pensado particularmente adequado para as mulheres.

Maçã

Romã

Concha

Coelho

Pomba branca

Cisne branco